Os golpes bancários têm se tornado uma preocupação cada vez mais presente na vida dos consumidores brasileiros. Com a digitalização das transações financeiras e o aumento do uso de aplicativos e serviços bancários online, os criminosos encontraram novas maneiras de enganar as pessoas e roubar informações pessoais e financeiras.
Vamos explorar os tipos mais comuns de golpes bancários e fornecer dicas importantes para se proteger dessas fraudes.
Antes de entrarmos em detalhes sobre os diferentes tipos de golpes bancários, é fundamental ressaltar a importância da conscientização e da prevenção.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem investido em campanhas de conscientização e esclarecimento para orientar a população sobre os riscos e as medidas de segurança que devem ser adotadas. É fundamental que os consumidores estejam atentos e informados para evitar cair em golpes.
Um dos golpes bancários mais comuns é o do falso funcionário. Nesse tipo de fraude, o criminoso entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco ou de uma empresa com a qual ela tem relacionamento ativo.
O golpista informa à vítima que sua conta foi invadida, clonada ou que há algum outro problema e solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. Em alguns casos, o fraudador até mesmo pede para que a vítima ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas continua na linha para simular o atendimento da central e obter os dados da conta, dos cartões e, principalmente, a senha.
Para evitar cair nesse golpe, é importante desconfiar de qualquer contato desse tipo. Caso a vítima receba uma ligação suspeita, é fundamental desligar e entrar em contato com a instituição financeira através dos canais oficiais, preferencialmente usando o celular ou aplicativos móveis.
Vale ressaltar que os bancos nunca ligam para os clientes pedindo senha ou número do cartão, tampouco solicitam transferências ou pagamentos por telefone.
Outro golpe bastante comum é o do 0800. Nesse tipo de fraude, os golpistas enviam mensagens de SMS ou em aplicativos de mensagem informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo.
A mensagem indica que o cliente deve entrar em contato com uma suposta central de atendimento, cujo número 0800 é fornecido. Essa técnica é utilizada para dar credibilidade à mensagem. Ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista informa que a transação está em análise e que, para resolver o problema, o consumidor deve realizar uma transação ou fornecer dados pessoais, como número de conta e senha.
Para evitar cair nesse golpe, é importante nunca fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos por SMS ou outras mensagens. Em caso de dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente. Vale ressaltar que os bancos ligam para os clientes apenas para confirmar transações suspeitas e nunca solicitam dados pessoais, como senhas e tokens, por telefone. Além disso, nunca devem ser feitas transferências ou pagamentos para supostamente regularizar problemas na conta.
Outra modalidade de golpe bancário é o acesso remoto. Nesse tipo de fraude, o criminoso se passa por um falso funcionário de banco e utiliza várias abordagens para enganar o cliente. O golpista pode enviar links para instalação de um aplicativo que supostamente resolverá um problema na conta.
Também pode enviar SMS, e-mails falsos ou links em aplicativos de mensagens que induzem o usuário a clicar em links suspeitos, que instalam um malware (software maligno).
Para evitar cair nesse golpe, é fundamental ter em mente que os bancos nunca ligam para os clientes nem enviam mensagens ou e-mails solicitando a instalação de aplicativos para regularizar problemas na conta. É importante ter cuidado ao clicar em links suspeitos e sempre verificar a origem das mensagens e e-mails recebidos.
Em datas comemorativas, como aniversários, é necessário tomar cuidado com o golpe do falso brinde ou falso presente. Quadrilhas de fraudadores entram em contato com a vítima informando que têm um brinde ou presente para entregar e insistem para que a pessoa receba pessoalmente.
Os criminosos chegam a entregar algo para a vítima, como flores, bolos ou cosméticos, e alegam que são prestadores de serviços. Em seguida, solicitam um pagamento de taxa. O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou de forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela, aplicando o golpe da maquininha e, às vezes, da troca de cartão.
Para evitar cair nesse golpe, é fundamental não fornecer dados pessoais em links enviados pela internet e ter cuidado ao preencher cadastros online. Jamais aceite presentes e brindes inesperados sem saber a origem. Ao realizar pagamentos com cartão, é recomendado passá-lo na maquininha pessoalmente e sempre conferir o valor antes de digitar a senha. É importante proteger o código de segurança do cartão.
Um golpe que tem se tornado cada vez mais comum é o de engenharia social com o uso do WhatsApp. Nesse golpe, o criminoso escolhe uma vítima e consegue obter números de celulares de contatos da pessoa, muitas vezes através de fotos e informações disponíveis em redes sociais.
O golpista envia mensagens para amigos e familiares da vítima, alegando ter trocado de número devido a algum problema e pede uma transferência via Pix, alegando estar em uma situação de emergência.
Para evitar cair nesse golpe, é fundamental ter cuidado com a exposição de dados nas redes sociais. Ao receber uma mensagem de algum contato com um número novo, é importante verificar se a pessoa realmente mudou seu número de telefone antes de realizar qualquer transferência. É fundamental não fazer Pix ou qualquer tipo de transferência sem falar diretamente com a pessoa que está solicitando o dinheiro.
Por fim, outro golpe bastante comum é o do falso leilão ou falsas vendas. Os golpistas criam sites falsos de leilão, anunciando produtos por preços abaixo do mercado. Após atrair a vítima, eles solicitam transferências, depósitos ou dinheiro via Pix para assegurar a compra.
Geralmente, apelam para a urgência em fechar o negócio, afirmando que o cliente pode perder descontos. Porém, nunca entregam as mercadorias. Da mesma forma, criam sites falsos de empresas e lojas de comércio para aplicar golpes.
Para evitar cair nesse golpe, é fundamental pesquisar sobre a empresa de leilões em sites de reclamação e verificar o CNPJ do leiloeiro. Ao realizar transações comerciais, é importante pesquisar sobre a empresa em sites de reclamação e verificar seu CNPJ.
Nunca realize transações em sites sem o cadeado de segurança no navegador e evite transferências para contas de pessoas físicas. Fique atento a lojas de varejo em redes sociais e desconfie de vendedores que apelam para a urgência em fechar negócios ou pedem dinheiro antecipado.
Os golpes bancários representam uma ameaça crescente para os consumidores brasileiros. No entanto, com a conscientização e a adoção de medidas de prevenção, é possível se proteger dessas fraudes.
Esteja sempre atento a qualquer contato suspeito, desconfie de promessas exageradas e jamais compartilhe informações pessoais e financeiras sem ter certeza da origem e da legitimidade do contato. Ao seguir essas dicas, você estará melhor preparado para evitar cair em golpes bancários e proteger suas informações e seu patrimônio.
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