O Número de Identificação Social (NIS) é um documento importante para os cidadãos brasileiros, pois é utilizado para acessar diversos benefícios e serviços sociais oferecidos pelo Governo Federal.
O cadastro do NIS pode ser feito de forma online, facilitando o processo para os interessados. Neste artigo, vamos explicar passo a passo como gerar o seu NIS pela primeira vez, para que serve esse número de identificação e quais são os requisitos necessários. Continue lendo para saber mais.
O NIS, ou Número de Identificação Social, é um documento emitido pelo Governo Federal que tem como objetivo identificar cada cidadão brasileiro que possui direito a receber benefícios e serviços sociais. Ele é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos e é utilizado em programas como o Bolsa Família, seguro-desemprego, entre outros.
O NIS é utilizado para identificar as pessoas que têm direito a receber benefícios e serviços sociais oferecidos pelo Governo Federal. Ele é exigido em diversas situações, como na emissão da carteira de trabalho, abertura de contas bancárias, assinatura de contratos de financiamento, entre outros. Ter o NIS é fundamental para garantir o acesso a esses benefícios e serviços.
Qualquer cidadão brasileiro que deseja ter acesso aos benefícios e serviços sociais oferecidos pelo Governo Federal pode se cadastrar no NIS. Para isso, é necessário atender aos requisitos específicos de cada programa, como comprovar baixa renda, por exemplo. O NIS é atribuído a todos os brasileiros que se cadastram no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O cadastramento no NIS é realizado por um encarregado das empresas, prefeituras ou órgãos públicos. O trabalhador não precisa se preocupar em realizar seu próprio cadastro. Geralmente, os responsáveis pelo cadastro são os funcionários do setor de Recursos Humanos (RH) ou contabilista.
A manutenção do cadastro é feita pelo próprio cidadão inscrito no NIS, que pode buscar uma agência da Caixa Econômica Federal em caso de atualização de informações.
Infelizmente, o cadastramento online do NIS não está disponível para que o próprio cidadão realize. No entanto, existe uma solução rápida para que os empregadores realizem o cadastro de seus funcionários de forma online.
Para isso, é necessário que o responsável pelo cadastro tenha a Certificação Digital no padrão ICP Brasil e esteja cadastrado em uma agência da Caixa Econômica.
O processo de cadastramento individual é realizado pelo site da Caixa Econômica seguindo os seguintes passos:
Após o envio das informações, o número será informado imediatamente. É importante ressaltar que esse procedimento é destinado ao cadastramento individual. Para cadastramentos em lotes, é necessário acessar o site Conectividade Social.
O número do NIS pode ser encontrado em documentos físicos, como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cartão de Identificação do Trabalhador (CIT) ou Cartão do Cidadão. Além disso, ele também pode ser encontrado em documentos digitais, como a conta do trabalhador no Portal do Trabalhador, sites e aplicativos do Governo Federal.
Para consultar o número do NIS pelo Cadastro Único (CadÚnico), siga os passos abaixo:
Na Carteira de Trabalho física, o número do NIS pode ser encontrado na primeira página, na numeração do PIS/PASEP. Na Carteira de Trabalho Digital, o número do NIS é verificado na parte de consulta do Abono Salarial.
No Cartão Cidadão, o número do NIS está localizado na frente do documento, abaixo do nome do titular. Já pela internet, é possível fazer a consulta ao NIS pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta acessar o Meu INSS com seu cadastro na conta Gov.br, localizar e selecionar a opção "Meu Cadastro", e você encontrará o número do NIT correspondente ao seu NIS na área "Elos CNIS".
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