A carteira de identidade é um documento essencial para comprovar a identidade de um cidadão e é exigido em diversas situações, como abrir uma conta bancária, votar, viajar e acessar serviços públicos e privados.
No estado de Pernambuco, é possível solicitar uma segunda via da carteira de identidade de maneira simples e rápida. Neste artigo, iremos fornecer todas as informações necessárias para que você possa realizar esse procedimento de forma eficiente.
A solicitação da segunda via da carteira de identidade em Pernambuco pode ser feita de duas maneiras: via agendamento ou presencialmente, sem a necessidade de agendamento. Vamos detalhar cada uma dessas opções a seguir:
Os requisitos e documentos necessários para solicitar a segunda via da carteira de identidade em Pernambuco variam de acordo com a situação. A seguir, listamos os principais:
A nova carteira de identidade nacional em Pernambuco possui mais itens de segurança e apenas um número de registro válido em todo o território nacional: o CPF. Essa mudança foi feita para permitir a identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
A validade da carteira de identidade nacional varia de acordo com a faixa etária. Para crianças de até 11 anos, a validade é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10 anos. Para pessoas com 60 anos ou mais, a carteira de identidade não possui prazo de validade.
Além disso, a nova carteira de identidade também possui uma versão digital, que tem a mesma validade que o documento impresso. A versão digital permite incluir outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional. Também há um campo para o nome social, atendendo às necessidades das pessoas transgêneros e travestis.
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