O Cartão Cidadão é um recurso essencial para os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios sociais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Com ele, é possível consultar o extrato, verificar o saldo disponível para saque do abono salarial, entre outros. Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias sobre como solicitar o cartão cidadão, fazer consultas, recuperar a senha e obter a segunda via.
Criado em parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, é um facilitador para os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios sociais e trabalhistas. Ele permite que os trabalhadores consultem e recebam esses benefícios de forma prática e segura.
O cartão é especialmente útil para os trabalhadores que estão no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), já que podem utilizá-lo para realizar saques nos canais de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica em todo o Brasil.
O Cartão é essencial para os trabalhadores que não possuem conta poupança ou corrente na Caixa Econômica, pois com ele é possível receber benefícios como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial e até mesmo sacar o Auxílio Brasil.
Para receber esses benefícios, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica e apresentar o cartão cidadão juntamente com um documento de identificação oficial.
É importante ressaltar que os trabalhadores que já possuem conta na Caixa Econômica não precisam do cartão cidadão, pois os benefícios serão repassados diretamente para suas contas.
Existem duas formas de fazer: presencialmente ou por telefone. A solicitação presencial pode ser feita em uma agência da Caixa Econômica mais próxima do local de residência do trabalhador. Para solicitar o cartão, é necessário apresentar o número do NIS/PIS/PASEP/NIT, um documento com foto oficial e o número do CPF.
Infelizmente, ainda não é possível solicitar o cartão cidadão pela internet, mas é possível fazer a solicitação por telefone. Basta ligar para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Ao receber o cartão cidadão, ele estará bloqueado. Para desbloqueá-lo e criar uma senha para utilizá-lo, é necessário seguir alguns passos. O desbloqueio pode ser feito tanto em uma agência da Caixa Econômica quanto em uma lotérica.
É preciso comparecer ao local com o cartão em mãos e apresentar um documento de identificação oficial, como carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte, carteira funcional, entre outros.
Caso tenha esquecido a senha do cartão cidadão ou tenha bloqueado o cartão após três tentativas incorretas, é possível recuperar a senha em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone. Para recuperar a senha em uma agência da Caixa, é necessário levar o cartão cidadão, um documento de identificação e o CPF. Também será necessário apresentar um termo de responsabilidade assinado no cadastramento da senha do cartão.
Já para recuperar a senha por telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão) e escolher a opção "Cartão e senha do Cartão Cidadão". Informe se deseja receber as informações por meio do PIS ou CPF e selecione a opção "Solicitar nova senha". Para finalizar o procedimento, será necessário ir até uma lotérica.
Caso tenha perdido o cartão cidadão ou tenha sido vítima de roubo ou furto, é possível solicitar a segunda via seguindo os mesmos passos da solicitação inicial. No entanto, é importante ressaltar que, assim como na primeira via, ainda não é possível solicitar a segunda via do cartão cidadão pela internet. Para garantir a segurança e evitar fraudes, pode ser necessário informar novamente o número do PIS, RG e CPF.
A consulta do saldo do Cartão Cidadão pode ser feita de diversas maneiras: pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica, pelo telefone ou presencialmente. Para consultar o saldo pelo aplicativo, basta acessar o Caixa Tem, o Caixa Trabalhador ou o aplicativo da Caixa, fazer login com o CPF e senha e buscar pelo extrato do abono salarial e seguro-desemprego para verificar o saldo.
Também é possível consultar o saldo do cartão cidadão pelo telefone, no mesmo número utilizado para solicitar o cartão ou recuperar a senha: 0800 726 0207. Caso prefira, ainda é possível ir até uma agência da Caixa Econômica para realizar a consulta.
O número fica na parte frontal do documento, juntamente com o nome completo do titular e a data de emissão. É importante mencionar que o número do cartão cidadão é o mesmo número utilizado para o PIS, programa que garante o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas.
Para acessar o Portal Cidadão Caixa, basta visitar o site https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login utilizando o CPF e a senha. Essa senha é a mesma utilizada nos aplicativos Caixa Trabalhador e Bolsa Família. Através do Portal Cidadão Caixa, é possível obter informações e ficar atualizado sobre os benefícios sociais e trabalhistas.
Pode ser solicitado presencialmente em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone, ligando para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Para tirar, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica ou ligar para o número 0800 726 0207. O cartão pode ser retirado na agência ou enviado para o endereço do solicitante.
Sim, ele vem bloqueado e é necessário desbloqueá-lo e criar uma senha para utilizá-lo. O desbloqueio pode ser feito em uma agência da Caixa Econômica ou em uma lotérica, apresentando um documento de identificação oficial.
Caso tenha esquecido a senha ou bloqueado o cartão, é possível recuperar a senha em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone. Para a recuperação presencial, é necessário apresentar o cartão, um documento de identificação e o CPF. Já para a recuperação por telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207 e seguir as instruções.
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