A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é a empresa responsável pelos serviços de saneamento em grande parte do estado mineiro, atendendo cerca de 14 milhões de habitantes. Além disso, a empresa fornece água para mais de 600 municípios do estado. Neste artigo, vamos abordar os diferentes canais de suporte oferecidos pela Copasa, incluindo telefone, WhatsApp, chat online, ouvidoria e redes sociais. Vamos explorar essas opções para que você possa entrar em contato com a empresa quando necessário.
Fale com a Copasa por telefone
A Copasa disponibiliza dois números de telefone para atendimento ao cliente. O número 115 atende em todos os municípios de Minas Gerais, enquanto o número 0800-030-0115 atende em todo o território nacional. Ao ligar para esses números, você poderá tirar dúvidas gerais, fazer reclamações, elogios, sugestões ou solicitações, informar sobre falta de água na sua região, solicitar cancelamento de serviço ou religamento, se informar sobre débitos e resolver outros problemas ou falar sobre assuntos diversos.
É importante mencionar que o atendimento inicial é feito por uma gravação. Siga as instruções até conseguir conversar com um atendente da Copasa para tirar suas dúvidas e resolver suas questões.
Atendimento da Copasa pelo WhatsApp
Além do atendimento telefônico, a Copasa também oferece suporte pelo WhatsApp. O número do WhatsApp da Copasa é +55 (31) 9770-7000. Você pode adicionar esse número à lista de contatos da agenda do seu celular ou clicar aqui para ser redirecionado diretamente ao perfil.
Ao acessar o perfil da Copasa no WhatsApp, envie uma mensagem de “Olá” e aguarde o carregamento das opções de ajuda. Escolha a opção que mais se encaixa na sua questão atual e siga as instruções do assistente virtual da empresa, o Chico, até conseguir falar com um atendente humano.
É importante ficar atento para o recebimento de mensagens que não sejam do número oficial do WhatsApp da Copasa. Caso isso aconteça, não forneça nenhum dado solicitado, bloqueie o(s) contato(s) imediatamente e denuncie para os canais verdadeiros da empresa.
Suporte através do chat online da Copasa
Outra opção de suporte oferecida pela Copasa é o chat online. Esse canal de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Para acessar o chat, clique aqui. Em seguida, clique no ícone de balão, localizado no canto inferior direito da tela, ou clique em “Mais serviços”.
No chat online da Copasa, você pode solicitar análise de conta, aferição de hidrômetro, ligação nova de água ou esgoto, mudança de titularidade, pedido de desligamento de água, uso atípico de água, religação de água, entre outros serviços. É importante ressaltar que as opções disponíveis podem variar com o tempo. Escolha o tema que mais se enquadra na sua necessidade e siga as instruções do assistente virtual para obter a ajuda necessária.
O chat online é uma forma rápida e eficiente de resolver questões relacionadas aos serviços da Copasa, sem precisar realizar uma ligação telefônica.
Como acionar a ouvidoria da Copasa
Caso você não consiga resolver suas questões através dos canais de atendimento mencionados anteriormente, a Copasa disponibiliza a ouvidoria como um canal de última instância. A ouvidoria pode ser acionada tanto por telefone quanto por um canal online e também possui um endereço para o recebimento de correspondências.
Para falar com a ouvidoria pelo telefone, ligue para 0800-031-0866. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Se a ligação não funcionar com o DDD 31, tente novamente sem.
Caso prefira buscar suporte no canal online, clique aqui. Na página, selecione uma das opções entre “Reclamação”, “Elogio”, “Sugestão” ou “Denúncia” e preencha os campos do formulário com os dados solicitados.
Além disso, você também pode enviar uma carta para a seguinte endereço: Ouvidoria Copasa MG, Rua Mar da Espanha, 525, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte – MG, CEP 30330-900.
É importante lembrar que a ouvidoria deve ser acionada somente após esgotarem-se todas as outras opções de atendimento da empresa, como telefone, WhatsApp e chat online. Tenha em mãos os números do(s) protocolo(s) do(s) atendimento(s) anterior(es) ao contatar a ouvidoria, pois eles serão solicitados. Se mesmo assim a ouvidoria não conseguir ajudá-lo, procure auxílio em algum órgão responsável.
Redes sociais da Copasa
Embora as redes sociais não sejam consideradas canais oficiais de atendimento, elas podem ser uma opção para obter ajuda ou informações junto à Copasa. Você pode deixar sua dúvida nos comentários das postagens da empresa ou enviá-la por mensagem direta.
As principais redes sociais da Copasa são o Twitter e o Instagram. Através dessas plataformas, você pode acompanhar as últimas notícias da empresa, interagir com outros usuários e obter informações relevantes sobre os serviços oferecidos.
Principais reclamações sobre a Copasa
De acordo com o site Reclame Aqui, a Copasa possui mais de 12 mil reclamações registradas. A empresa responde a cerca de 90% dessas reclamações. Entre as principais queixas dos consumidores estão a demora na execução de serviço, cobranças indevidas, valores abusivos, mau atendimento e problemas relacionados ao SAC.
No entanto, o atendimento da Copasa pelo Reclame Aqui tem deixado a desejar. A nota de reputação da empresa é considerada “regular”, com uma média de 6/10 nos últimos 6 meses. Apenas 50% dos clientes afirmam que voltariam a confiar na empresa após o atendimento prestado no site de reclamações.
Como reclamar sobre a Copasa no Reclame Aqui
Se você deseja registrar uma reclamação sobre a Copasa no Reclame Aqui, siga os seguintes passos:
- Acesse o perfil da empresa de saneamento básico de Minas Gerais no Reclame Aqui clicando aqui.
- Faça login na plataforma ou crie uma conta, caso ainda não possua.
- Clique no botão “Reclamar” e preencha os campos com as informações solicitadas.
- Após preencher todos os campos corretamente, clique em “Enviar reclamação” para publicar sua queixa.
- Aguarde a resposta da central da empresa.
Além do Reclame Aqui, outra opção para registrar sua reclamação é através do consumidor.gov.br. Acesse o perfil da Copasa na plataforma, clique em “Registrar reclamação” e preencha os campos com as informações solicitadas. Publique a queixa e aguarde o retorno de algum atendente.
Resumo de contatos da Copasa
Aqui está um resumo dos principais canais de atendimento ao cliente disponibilizados pela Copasa:
Fale com a Copasa | Contato |
Copasa telefone (SAC) | 115 |
Telefone Copasa 0800 | 0800-0300-115 |
WhatsApp Copasa | +55 (31) 9770-7000 |
Não possui | |
Chat online e outras opções | Clique aqui |
Ouvidoria online | Clique aqui |
Ouvidoria Copasa | 0800-031-0866 |
Caso tenha qualquer dúvida sobre as informações na tabela, volte até o topo da página e clique no tópico correspondente para mais detalhes.