O Cartão Cidadão é um recurso essencial para os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios sociais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Com ele, é possível consultar o extrato, verificar o saldo disponível para saque do abono salarial, entre outros. Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias sobre como solicitar o cartão cidadão, fazer consultas, recuperar a senha e obter a segunda via.
O que é o Cartão Cidadão?
Criado em parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, é um facilitador para os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios sociais e trabalhistas. Ele permite que os trabalhadores consultem e recebam esses benefícios de forma prática e segura.
O cartão é especialmente útil para os trabalhadores que estão no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), já que podem utilizá-lo para realizar saques nos canais de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica em todo o Brasil.
Para que serve o Cartão Cidadão?
O Cartão é essencial para os trabalhadores que não possuem conta poupança ou corrente na Caixa Econômica, pois com ele é possível receber benefícios como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial e até mesmo sacar o Auxílio Brasil.
Para receber esses benefícios, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica e apresentar o cartão cidadão juntamente com um documento de identificação oficial.
É importante ressaltar que os trabalhadores que já possuem conta na Caixa Econômica não precisam do cartão cidadão, pois os benefícios serão repassados diretamente para suas contas.
Como fazer o Cartão Cidadão?
Existem duas formas de fazer: presencialmente ou por telefone. A solicitação presencial pode ser feita em uma agência da Caixa Econômica mais próxima do local de residência do trabalhador. Para solicitar o cartão, é necessário apresentar o número do NIS/PIS/PASEP/NIT, um documento com foto oficial e o número do CPF.
Infelizmente, ainda não é possível solicitar o cartão cidadão pela internet, mas é possível fazer a solicitação por telefone. Basta ligar para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Como desbloquear o Cartão Cidadão?
Ao receber o cartão cidadão, ele estará bloqueado. Para desbloqueá-lo e criar uma senha para utilizá-lo, é necessário seguir alguns passos. O desbloqueio pode ser feito tanto em uma agência da Caixa Econômica quanto em uma lotérica.
É preciso comparecer ao local com o cartão em mãos e apresentar um documento de identificação oficial, como carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte, carteira funcional, entre outros.
Esqueci a senha do Cartão Cidadão, e agora?
Caso tenha esquecido a senha do cartão cidadão ou tenha bloqueado o cartão após três tentativas incorretas, é possível recuperar a senha em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone. Para recuperar a senha em uma agência da Caixa, é necessário levar o cartão cidadão, um documento de identificação e o CPF. Também será necessário apresentar um termo de responsabilidade assinado no cadastramento da senha do cartão.
Já para recuperar a senha por telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão) e escolher a opção “Cartão e senha do Cartão Cidadão”. Informe se deseja receber as informações por meio do PIS ou CPF e selecione a opção “Solicitar nova senha”. Para finalizar o procedimento, será necessário ir até uma lotérica.
Cartão Cidadão: 2ª via
Caso tenha perdido o cartão cidadão ou tenha sido vítima de roubo ou furto, é possível solicitar a segunda via seguindo os mesmos passos da solicitação inicial. No entanto, é importante ressaltar que, assim como na primeira via, ainda não é possível solicitar a segunda via do cartão cidadão pela internet. Para garantir a segurança e evitar fraudes, pode ser necessário informar novamente o número do PIS, RG e CPF.
Como fazer a consulta?
A consulta do saldo do Cartão Cidadão pode ser feita de diversas maneiras: pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica, pelo telefone ou presencialmente. Para consultar o saldo pelo aplicativo, basta acessar o Caixa Tem, o Caixa Trabalhador ou o aplicativo da Caixa, fazer login com o CPF e senha e buscar pelo extrato do abono salarial e seguro-desemprego para verificar o saldo.
Também é possível consultar o saldo do cartão cidadão pelo telefone, no mesmo número utilizado para solicitar o cartão ou recuperar a senha: 0800 726 0207. Caso prefira, ainda é possível ir até uma agência da Caixa Econômica para realizar a consulta.
Onde fica o número do Cartão Cidadão?
O número fica na parte frontal do documento, juntamente com o nome completo do titular e a data de emissão. É importante mencionar que o número do cartão cidadão é o mesmo número utilizado para o PIS, programa que garante o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas.
Como acessar o Portal Cidadão Caixa?
Para acessar o Portal Cidadão Caixa, basta visitar o site https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login utilizando o CPF e a senha. Essa senha é a mesma utilizada nos aplicativos Caixa Trabalhador e Bolsa Família. Através do Portal Cidadão Caixa, é possível obter informações e ficar atualizado sobre os benefícios sociais e trabalhistas.
Perguntas frequentes
Como solicitar?
Pode ser solicitado presencialmente em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone, ligando para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Como tirar?
Para tirar, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica ou ligar para o número 0800 726 0207. O cartão pode ser retirado na agência ou enviado para o endereço do solicitante.
O Cartão tem senha?
Sim, ele vem bloqueado e é necessário desbloqueá-lo e criar uma senha para utilizá-lo. O desbloqueio pode ser feito em uma agência da Caixa Econômica ou em uma lotérica, apresentando um documento de identificação oficial.
Como recuperar a senha?
Caso tenha esquecido a senha ou bloqueado o cartão, é possível recuperar a senha em uma agência da Caixa Econômica ou por telefone. Para a recuperação presencial, é necessário apresentar o cartão, um documento de identificação e o CPF. Já para a recuperação por telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207 e seguir as instruções.